Mel ou Açúcar?

Já parou para pensar se o mel é mesmo mais saudável do que o açúcar como dizem por aí? Pois segundo Keith Kantor, nutricionista e autor do livro voltado para crianças The Green Box League of Nutritious Justice (A Caixa Verde da Liga da Justiça Nutritiva, em tradução literal), o doce ganha sim mais pontos diante da versão do açúcar que conhecemos. “Açúcar é açúcar e o mel é, em sua maior parte, açúcar”, disse ao site The Huffington Post.

O especialista explica que o corpo transforma estes alimentos em glicose para usá-los como combustível e, quanto mais complexo for para o organismo chegar a esta substância, mais energia é necessária. O açúcar, por exemplo, é formado de 50% de glucose e 50% de frutose, substância muito fácil de ser quebrada, por isso a quantidade que o corpo não usa logo após a ingestão, nem no processamento, acaba sendo armazenado em forma de gordura. Por isso, doces engordam.

Já o mel é feito de 30% de glicose, menos de 40% de frutose e cerca de 20% de outros tipos de açúcares. Estes últimos fazem toda a diferença, já que são mais complexos e exigem do corpo mais energia para quebrá-los. Para fazer isso, o organismo usa mais calorias, o que diminui o excesso de glicose que é armazenado em forma de gordura.

Outro benefício do mel é que ele é rico em oligoelementos, minerais encontrados no néctar das plantas das quais as abelhas se alimentam. Dependendo da região, é possível encontrar zinco, selênio e diversos tipos de vitaminas no doce.

Além disso, o Mel contém uma substância chamada inibina, que age como um antibiótico natural. Tem ação anti-séptica, anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana. É imunoestimulante, sendo eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados, e um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Ele pode ser incluído também numa dieta para dar mais energia, com sucos de frutas, alimentos leves e saudáveis.

Apesar de todos esses pontos positivos, é recomendado a moderação no consumo. Afinal, como todo alimento que possui calorias, o mel pode engordar. Uma pessoa que tem taxas de glicose altas ou que sofre de diabetes não deve consumir o Mel sem orientação médica, apesar de 100% natural é rico em açúcares. Para pessoas que não tem nenhum tipo de problema, indico um consumo moderado para não obter aumento do peso. Consuma no máximo duas vezes ao dia, 2 colheres de sopa por dia. Uma dica é consumir com alimentos de baixa caloria.

Fontes:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/mel-e-mesmo-mais-saudavel-que-acucar-entenda,a2a719080e186410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html
http://www.apiarioslambertucci.com.br/blog/mel-ou-acucar-qual-a-melhor-opcao/